Lino Machado Filho e a defesa de Rubens Paiva

Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI172469,31047-Lino+Machado+Filho+e+a+defesa+de+Rubens+Paiva

Advogado buscou localizar e identificar a autoridade que deteve o ex-deputado, morto pela ditadura.

O desaparecimento é um episódio dantesco e sinistro, e a prisão, irregular e injustificável, pois não foi comunicada à autoridade judiciária, como determina a lei.
Lino Machado Filho

O advogado Lino Machado Filho lutou pela liberdade e, depois, pelos esclarecimentos da morte de seu cliente Rubens Beyrodt Paiva, o ex-deputado Federal que saiu de casa acompanhado por oficiais da ditadura militar, em janeiro de 1971, e não mais apareceu.

Formado no curso de Direito da Universidade Nacional de Direito no RJ, Lino Machado exerceu as carreiras de professor, advogado e jornalista. Ex-ministro da Fazenda e das Relações Exteriores, viveu uma parte de sua vida no Maranhão, onde se elegeu vereador e deputado Federal pelo Partido Republicano. Na década de 60, com o golpe militar, deixou o partido e se transferiu para o MDB. Nos anos 70, com o endurecimento do regime militar, teve atuação destacada na defesa de presos políticos, e o desaparecimento de Rubens Paiva tornou-se um dos casos mais notórios.

O drama teve início há 42 anos, em uma tarde ensolarada na Cidade Maravilhosa. A história, que muito lentamente se aproxima de seu final, teve novo capítulo na semana passada, após a Comissão da Verdade ter concluído, a partir de documento inédito, que o ex-deputado Rubens Paiva foi assassinado dentro das instalações do Exército no RJ por agentes da ditadura militar.

Leia o artigo na íntegra »